quarta-feira, 15 de outubro de 2008

The Tudors, hoje 22h no People+Arts e outras coisas...

Resumo rápido sobre o último capítulo:
- Anne teve montes de pesadelo onde ela era queimada viva e disse para o irmão bisexual que se sentia ameaçada pela Katharine e sua filha Mary
- Katharine morre e seu último ato foi assinar uma carta exaltando o amor dela por Henrique, que chorou depois de lê-la (galinha boiola)
- Aliás o irmão da Anne está com problemas de ter uma mulher e um amante (homem), que coisa hein?!
- Anne ainda não desistiu de ter um filho homem, lanhou as costas do Henrique numa noite caliente e finalmente engravidou novamente.
- Henrique saiu pra caçar e foi até a casa do amigo John filar um rango... Ali ele conheceu uma mocinha loirinha toda bonitinha... Jane Seymor (guarde este nome)... E isso está com cara de que não vai prestar...

Aí vai um video também resumido pra refrescar sua memória para hoje a noite. Desfrute quanto mejor! E ainda duas lindas homenagem a Queen Katharine of Aragon (ela podia ser chata, mas amou e honrou seu marido). Mostra uma reflexão sobre a vida de Katharine sendo muitas vezes magoada pelo Rei, mas escolheu por perdoá-lo em seu leito de morte.



Em 1491, nascia em Greenwich, o segundo filho de Henrique VII e seu sucessor como rei da Inglaterra. Subindo ao trono em 1509, Henrique VIII desposou Catarina de Aragão, filha do Rei da Espanha. Henrique VIII preocupava-se com a estabilidade dinástica dos Tudor, pois, de seus cinco filhos com Catarina, apenas uma, Maria, sobrevivera. Já desde muito tempo desejava romper o casamento com Catarina de Aragão, mas somente o Papa poderia dissolvê-lo. O Rei hesitava, porque era profundamente religioso, mas, quando se apaixonou por Ana Bolena, não teve mais escrúpulos. Já enamorado de Ana Bolena (dama de honra da rainha), ele optou pelo divórcio, mas o papa Clemente VII recusou seu pedido. Em 1533, Henrique conseguiu que seu casamento anterior fosse invalidado e Ana Bolena foi coroada rainha. Excomungado pelo papa, Henrique VIII constituiu dois atos pelo Parlamento: o primeiro negava a autoridade papal na Inglaterra; o segundo declarava a Igreja da Inglaterra uma instituição separada, tendo no rei seu chefe supremo... continua nos próximos capítulos...

Ah! Tem a Crise também, olha isso:
Crise econômica global ameaça algumas estrelas da web 2.0

Fonte: O Globo

A crise é grave, meus amigos. O site CNet publicou semana passada uma lista com as empresas de tecnologia que estão sob risco de afundar no meio da turbulência que atinge a economia global. "Nós vamos perder algumas boas empresas", alertam investidores da área.

A maioria dos sites que sumirão do mapa não fará falta, mas, segundo analistas, algumas estrelas da Web 2.0 que são admiradas pelas multidões podem se apagar. O problema é que muitos desses sites não souberam ainda como transformar popularidade em dinheiro. Seguem abaixo seis dos sites citados pela CNet entre os que têm de estar alerta.

Twitter: Tem milhões de usuários, inclusive empresas que utilizam o serviço para alcançar seu clientes, mas nenhum modelo de receita. Para a CNet, uma estratégia discreta de publicidade não iria aborrecer os internautas, que querem ver o serviço fazendo dinheiro.

Pandora: Um dos pioneiros sites de música já não funciona fora dos EUA por questões legais. Os altos royalties cobrados pela execução de música na internet podem fechar de vez o serviço, se um acordo favorável não for fechado com a indústria fonográfica.

Second Life: Quando surgiu, todo mundo ficou maravilhado e viu ali o futuro da web social. Mas quem usa hoje em dia?

Skype: O revolucionário serviço de telefonia via IP foi comprado pelo eBay quando o mundo surfava numa onda de otimismo. Agora que tudo está vindo abaixo, o site de leilões pode deixar de lado o Skype para manter o foco nos seus negócios.

Ask: Como diz o pessoal da CNet, "Ser o quarto colocado numa corrida de três cavalos não é uma boa". O alto custo de competir no mercado de buscas pode acabar com a ferramenta.

MySpace: O site gera renda, mas estar sob a égide do magnata Rupert Murdoch pode se voltar contra o MySpace, que corre o risco de ser deixado de lado caso perca mercado. E o Facebook é um monstro que conquista cada vez mais usuários nos EUA e no mundo.

Madonna e Guy Ritchie confirmam separação

Madonna e Guy Ritchie vão se divorciar depois de oito anos de casamento, confirmou o porta-voz do casal à agência de notícias Associated Press.

Em comunicado, a porta-voz disse que o casal não chegou a um acordo e pediu à imprensa respeito à sua privacidade.
O anúncio acontece após meses de especulação sobre problemas conjugais do casal. Em julho, o assessor de imprensa de Madonna negou que eles estivessem planejando a separação, dizendo que o casamento deles não precisava de salvação.

Rapidinhas da Reina
Fonte: Filtro

1. Brown e a “refundação” do capitalismo
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, continua como protagonista do combate à crise econômica. O
The Guardian destaca as propostas que Brown apresentou ontem, com o objetivo de “reescrever as regras da economia globalizada”, promovendo as maiores reformas no sistema financeiro mundial desde o acordo de Bretton-Woods, que criou o FMI e o Banco Mundial, em 1944. As novas regras seriam debatidas em Nova York, em um encontro do G8, após as eleições americanas, e colocariam as 30 maiores instituições financeiras do mundo sob regulação e supervisão. Países emergentes (África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia) seriam incluídos no Fórum de Estabilidade Financeira do G7 e um novo acordo de comércio global poderia ser fechado, substituindo a fracassada Rodada de Doha. A crise tem efeitos devastadores, mas o esboço de uma reação positiva por parte dos principais líderes mundiais pode fazer com que a globalização se torne mais regulada e, assim, traga maiores e mais abrangentes benefícios para todo o globo, e não apenas para os países mais ricos.

2. Lula fala dos ricos…
Em visita à Índia, onde participa de uma reunião junto com autoridades locais e da África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou que ainda não “desculpou” os países mais desenvolvidos de ter causado, na visão dele, a atual crise econômica. Reproduzido na
Bloomberg, o discurso de Lula na abertura do encontro foi em tom de indignação (e de “já ouvi isso outra vez”). “É inaceitável que nós paguemos pela irresponsabilidade de especuladores que transformou o mundo num gigante cassino. Ao mesmo tempo, eles nos deram lições de como devemos governar nossos países”.

3. E os ricos falam do “otimismo de fachada” de Lula
A aparente tranqüilidade de Lula no início da crise já foi bastante contestada no noticiário nacional, e agora é ironizada lá fora. O jornal francês
Le Monde diz nesta quinta-feira que o “otimismo de fachada” do presidente não impediu que todos os 66 títulos que compõem a Bovespa tenham se desvalorizado. Outro fator destacado pelo Le Monde para explicar os efeitos da crise no Brasil é a queda do preço das commodities, que representam metade do superávit do Brasil.

4. Governo reduz previsão do PIB para 2009
A proposta de Orçamento da União para 2009, que será enviada ao Congresso no mês que vem, deve vir “atualizada” pelo cenário negativo da turbulência financeira, como informa a
Folha (para assinantes). A tendência é o governo estimar o crescimento do PIB de 2009 em 4%, ante os 4,5% de previsões anteriores. Para alguns analistas de mercado, a projeção do governo, mesmo reduzida, ainda é bastante otimista: eles prevêem um aumento do PIB entre 2,6% e 3%.

5. Liminar suspende mudança na lei que permite fusão Oi-BrT
O portal do
Estadão informa que uma liminar concedida pela 13ª Vara da Justiça Federal impede a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de alterar um artigo do Plano Geral de Outorgas sobre a fusão de concessionárias de telefonia fixa. Na prática, a decisão da Justiça veta, pelo menos por enquanto, a compra da Brasil Telecom pela Oi, principal motivo para a mudança na legislação. Mesmo com a liminar, a Anatel não cancelou a sessão marcada para esta quinta-feira em que será votada a proposta de reformulação da PGO. A agência alega que não há nenhuma deliberação que impeça a realização da reunião, mas o governo já afirmou que vai recorrer da liminar. O contrato assinado entre as duas teles prevê uma multa de R$ 490 milhões à Brasil Telecom caso não saia a aprovação prévia da Anatel até 21 de dezembro.

6. Marta e Kassab recorrem a padrinhos
Tanto Marta Suplicy (PT) como Gilberto Kassab (DEM) partiram em busca de seus principais padrinhos políticos para tentar conseguir a vitória nas eleições municipais de São Paulo. Segundo o
Estadão, enquanto Marta aposta em um encontro com Lula no sábado, Kassab aproveitou evento ontem para colar no governador José Serra (PSDB). O jornal lembra, no entanto, que Serra e Kassab devem se encontrar ao menos mais três vezes até a eleição, enquanto Lula vai encurtar sua permanência na cidade. Ao mesmo tempo, Lula afirmou ontem, na Índia, que crê na vitória de Marta, que está 12 pontos atrás nas pesquisas. “Anota aí, a Marta vai ganhar”. Ou Lula usou mais uma de suas bravatas ou está esperando, com base em algum dado que mais ninguém possui, a maior virada na eleição paulistana desde que a então petista Luiza Erundina foi eleita em 1989.

7. Mais uma vez, PF investiga vazamento de operação
A Polícia Federal deveria criar automaticamente duas equipes ao iniciar qualquer investigação. Uma para ir atrás dos criminosos e outra para investigar os vazamentos das operações. Já virou rotina que, após as prisões, especialmente as que envolvem poderosos, a PF tente descobrir como o investigado soube que seria preso. Foi assim na Satiagraha (que foi atrás de Daniel Dantas), na Boi Barrica (envolvendo Fernando Sarney) e agora na Operação Avalanche, que prendeu Marcos Valério, como mostra o
Estadão. O mais preocupante é que, desta vez, a operação estava sob os cuidados da Inteligência da PF, conhecida pelas ações sempre reservadas. Para garantir a continuidade dos bons serviços prestados, a instituição precisa começar a limpar suas próprias fileiras.

8. Eletrodos implantados no cérebro revertem paralisia
Uma experiência feita por pesquisadores americanos com macacos, divulgada na quarta-feira, pode levar ao surgimento de tratamentos para pessoas com lesões na medula. Como informa o site de
ÉPOCA, os cientistas demonstraram que “é possível criar uma conexão artificial direta entre o cérebro e os músculos e, com isso, restaurar movimentos voluntários em macacos que tiveram os braços temporariamente anestesiados”. No futuro, acredita-se que o equipamento utilizado no teste, que interpreta os sinais cerebrais e os converte em impulsos elétricos para contrair os músculos, permita que pessoas com lesões segurem uma xícara de café ou até mesmo voltem a andar. Mas a pesquisa deve durar, no mínimo, dez anos.

9. McCain ataca, mas Obama segue firme
Os ânimos de John McCain e Barack Obama estavam acirrados no último debate antes da eleição, realizado ontem. Como destaca o
The Washington Post, os dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos, com sarcasmo tanto na fala quanto nas expressões, usaram táticas diferentes, com o republicano fazendo ataques e Obama tentando fazer com que a discussão voltasse para os problemas do país, especialmente a economia. A estratégia de Obama era usar a situação atual para ligar McCain a George W. Bush, tentativa rechaçada pelo republicano, que escancarou sua vontade de se livrar da comparação: “Eu não sou Bush”. Apesar de ter feito seu melhor debate e de ter tentado atacar Obama, o que parece é que o eleitor já decidiu colocar o democrata na Casa Branca. Um resultado diferente disso seria uma completa surpresa.

10. É a crise: França cancela GP de F1 em 2009
A crise não ocupa mais apenas as páginas de economia. Já extrapolou para o caderno de Esportes da
Folha (para assinantes), que noticia a decisão da Federação Francesa de Automobilismo de cancelar a realização do GP de Magny-Cours, da Fórmula 1, em 2009. O motivo é a penúria financeira dos organizadores do evento, que vinham tendo dificuldades para pagar as taxas cobradas pela FOM (empresa que gerencia a F1) e afirmam que não teriam como obter lucro na corrida do ano que vem. Magny-Cours é um dos mais tradicionais GPs da competição. Será apenas a segunda vez na história, desde 1950, que ele deixará de ocorrer.