terça-feira, 7 de outubro de 2008

CQC, melhor a cada semana!



.... e sobre a crise, marolinha ou resfriadozinho, que não vai chegar no Brasil (tsc tsc tsc)....

FMI: Pior da crise financeira ainda está por vir
Estudo sobre estabilidade financeira prevê tempos de turbulência sem precendentes.
Da BBC

Um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) sugere que o pior da atual crise financeira global ainda está por vir.
O documento, intitulado Estabilidade Financeira Global, afirma que o sistema financeiro atravessa o que o FMI classificou como "um período de turbulências sem precedentes" e prevê que bancos em todo mundo continuarão a registrar fortes perdas.
O FMI ressaltou a determinação dos governos em responder aos atuais desafios, mas disse que "a restauração da estabilidade financeira se beneficiaria de um comprometimento coletivo das autoridades, que devem tratar o problema com eficiência".
Para o diretor do fundo, Dominique Strauss-Kahn, "o tempo das soluções à conta gotas chegou ao fim".
"Eu peço aos legisladores que tratem esta crise com medidas abrangentes que restaurem a confiança no setor financeiro. Ao mesmo tempo, os governos nacionais devem coordenar de perto esses esforços para trazer de volta a estabilidade do sistema financeiro internacional."

Crise: da marolinha à tempestade no Brasil
Fonte: Filtro
O descompasso entre as declarações e as ações do governo brasileiro diante da crise econômica é retratado com ironia pelo Globo desta terça-feira. O jornal carioca destaca, na capa, uma frase dita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sábado (“Aqui, se a crise chegar, vai ser uma marolinha”) para emendar com a manchete (“BC anuncia socorro a bancos em dia de pânico no mercado”). Ontem à noite, o presidente assinou uma MP autorizando o Banco Central a comprar a carteira de crédito de bancos pequenos, para garantir a eles capital de giro. O BC também vai usar as reservas para emprestar a bancos no exterior, que poderão financiar exportadores brasileiros. Tudo isso depois de mais uma segunda-feira de desespero no mercado financeiro: o pregão da Bovespa foi interrompido duas vezes e fechou com queda de 5,43% depois do anúncio das medidas. Embora Lula tenha feito de tudo para fugir do termo, o Correio Braziliense chama as coisas pelo nome que se deve: é o primeiro pacote do governo contra a crise.