segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O melhor da crise, parte 4

Clique para ampliar...

Aumento do dólar mexe com expectativa de inflação

A alta do dólar venceu a queda das commodities nas previsões de inflação. O boletim Focus divulgado hoje pela manhã mostra isso: houve aumento nas projeções de inflação para 2008 tanto para o IPCA, IGP-M e IGP-DI.
Para o IPCA, o aumento foi de 6,14% para 6,20%. Para o IGP-DI, de 9,77% para 10,07%, e IGP-M, de 10,10% para 10,37%. A boa notícia é que para 2009, o IPCA caiu de 4,85% para 4,80%.
Segundo o economista Gian Barbosa, da Tendências Consultoria, a alta forte do dólar será uma força maior que a redução dos preços das commodities nos preços brasileiros. Isso acontece porque os importados chegarão aqui com preços mais altos, e, ao mesmo tempo, poderá haver redução da oferta interna de produtos, com aumento de exportação.
Na última sexta-feira, a Tendências já havia revisado a perspectiva do IPCA de 2008 , de 6,1% para 6,5%. De volta, portanto, para o topo da meta.
- A volatilidade do dólar foi muito grande e muito rápida. Ela terá impacto na inflação. E mesmo com essa forte queda de hoje, avaliamos que o preço de equilíbrio da moeda americana ficará num patamar mais alto do que o verificado nos primeiros meses do ano - afirmou Gian.
Uma notícia ruim, que será levada em conta pelo BC na hora de definir a política monetária. Tomara que não seja motivo para a continuidade da escalada dos juros.