quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Jose e Dilsinho

... Porque recordar é viver... E porque tem gente que nem se lembrava mais da Joseane Oliveira, aí vai:
Miss polêmica no BBB
Eleita a mulher mais bonita do País em
2002, a modelo gaúcha inicia o primeiro
namorico do BBB3 e sua participação
gera críticas das antigas misses

De família humilde, a atual Miss Brasil Joseane de Oliveira, 21 anos, sempre sonhou mudar de vida. Aos 14, iniciou a carreira de modelo ao participar de um concurso de um shopping de Canoas, no Rio Grande do Sul, e conseguiu um contrato com a Elite Models. Chegou a trabalhar no exterior, mas logo percebeu que os cachês que ganhava não seriam suficientes para realizar seus dois grandes desejos: comprar um apartamento e estudar medicina. Abraçou, então, a chance de disputar o título de Miss Brasil de olho nos prêmios que o concurso distribui. E foi com esse mesmo espírito que Joseane aceitou o desafio de ser vigiada 24 horas por dia pelas câmeras do Big Brother Brasil 3. Com os R$ 500 mil reais que o programa dará ao vencedor, ela poderá, se sair vitoriosa, finalmente dar uma guinada em sua vida.

Sua participação no BBB3, no entanto, está causando polêmica fora da casa. Algumas antecessoras de Joseane no posto de miss não vêem com bons olhos o fato de ela ter abandonado os compromissos inerentes ao título para fazer parte de um reality show. “Jamais seria permitido participar na minha época”, diz Adalgisa Colombo, eleita a mais bela em 1958. Martha Rocha, miss Brasil em 1954, também desaprova a presença da gaúcha no programa. “Não tem nada a ver uma moça se candidatar a miss e de repente estar fazendo algo completamente diferente. Ela deveria estar se dedicando ao reinado”, critica.

O diretor-executivo do concurso, Boanerges Gaeta Júnior, defende a modelo argumentando que só faltavam três meses para o fim do mandato. “Joseane passará a faixa em abril. Até lá, só teria que ser jurada em alguns concursos regionais”, explica Boanerges, que liberou a gaúcha dos compromissos e convocou para o seu lugar a segunda colocada, Taíza Thomsen.

A preocupação maior, no entanto, é com o comportamento de Joseane. “Ela não pode denegrir a imagem das misses. Tem que pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa”, afirma Martha. O vício do cigarro, por exemplo, não agradou à Deise Nunes, coroada em 1986. “Ela tem que se controlar. Fumar não é uma coisa politicamente correta.” O episódio mais comentado do programa até agora também é alvo de críticas. Quatro dias depois de ter sido confinada, na noite de sexta-feira 17, a morena de 1,81 metro de altura e 65 quilos já protagonizava o primeiro beijo do BBB3, cedendo aos apelos do bad boy Dílson Walkerez Filho. “A Joseane é jovem, claro que pode namorar, mas desde que não extrapole o limite e não se exponha”, alerta Martha. Ao contrário de suas colegas, contudo, Márcia Gabriele enxerga vantagens na participação de Joseane no reality show. “Acho o máximo. Ela poderá divulgar o trabalho de uma miss. O público saberá como é o dia-a-dia de uma menina que representa o Brasil”, diz a ex-miss, eleita em 1985.

Para trocar a rotina de miss, que inclui visitas a instituições de caridade e a presídios femininos, pela chance de tentar o prêmio de R$ 500 mil, Joseane contou com o apoio da família, principalmente da mãe, a vendedora Elaine Procasco Güntzell. Mas ela também não deixa de se preocupar com a filha. Muito agarrada com os pais, a gaúcha nunca ficou tanto tempo sem falar com eles. Em sua primeira longa viagem como modelo, à Coréia do Sul, Joseane chegou a ficar com febre e só se recuperou ao falar com a mãe pelo telefone. “Estou achando que ela está muito triste, chorona”, diz Elaine, temerosa também com os excessos de Joseane. “Estou apavorada porque ela está fumando. O pai dela quase morreu de enfisema pulmonar. E minha filha é fraca para bebida”, conta ela, que chorou ao ver que a modelo estava sonolenta depois de beber algumas caipirinhas.

A gaúcha cultiva também hábitos saudáveis, como jogar vôlei e malhar. Vaidosa, antes de disputar o concurso de miss implantou 250 ml de silicone nos seios. O visual novo agradou tanto que Joseane já recebeu duas propostas para posar nua. Ela recusou os convites, já que o regulamento do concurso não permite, mas segundo a mãe, não descarta a possibilidade de fazer o ensaio depois de passar a faixa. “Se ela não ganhar o prêmio do BBB3, esta será outra chance de ela juntar o dinheiro para comprar um apartamento para a família e pagar uma faculdade de medicina”, justifica Elaine, que não tratou com a mesma naturalidade o romance da filha com Dílson no programa. “Ela pode estar carente, ele a está sufocando demais. Acho que ela ainda é apaixonada pelo ex-namorado, com quem ficou mais de cinco anos.” A mãe do bad boy, Maria Elizete Mariani, no entanto, apóia um possível namoro. “Gostei dela, é muito simpática.”