quinta-feira, 15 de novembro de 2007

"Não falta democracia..." Como?


Lula defende Chávez após discussão com rei e diz que não falta democracia na Venezuela
Fonte: O Globo Online e O Globo

Depois da polêmica entre o rei da Espanha, Juan Carlos , e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do colega sul-americano. Segundo ele, divergências em reuniões entre chefes de Estado e de governo são comuns e afirmou que Chávez pode ser criticado por várias coisas, menos por falta de democracia na Venezuela.

- Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa. Inventem alguma coisa para criticar o Chávez. Agora, por falta de democracia na Venezuela, não. Esse homem já passou por três referendos, já teve três eleições não sei para quê, quatro plebiscitos. Ou seja, o que não falta é discussão - disse Lula, que acrescentou que continua denfendendo a entrada da Venezuela no Mercosul.
Leia o comentário de Miriam Leitão sobre as declarações de Lula

"
Inventem alguma coisa para criticar o Chávez, agora por falta de democracia na Venezuela não é "

- As pessoas se queixam porque o Chávez quer um terceiro mandato. Ora, porque ninguém se queixou quando Margaret Thatcher ficou tantos anos no poder? - questionou Lula em referência à ex-primeira-ministra britânica.

- Eu acho que democracia a gente submete aquilo que a gente acredita ao povo e o povo decide e a gente acata o resultado, porque senão não é democracia - afirmou Lula.

O presidente, que não presenciou a discussão entre Juan Carlos e Chávez, disse que não houve exageros dos dois. Para Lula, essas divergências acontecem em reuniões internacionais.

- Como é que você pensa que são as reuniões no G-8? Que você chega lá e tem um protocolo formal, que tem rir na hora certa? Não. Eu fui lá agora em Berlim para dizer para a Angela Merkel e dizer para o G-8 que, do jeito que está acontecendo a reunião, eu não tenho mais interesse de ir. Porque não estou disposto a ser tratado como cidadão de segundo classe. Ou nós fazemos reuniões para discutir os problemas do mundo ou não fazemos - afirmou Lula.