quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Todos juntos por Mariana Cuervo Eidt

“Todos por um – em busca da medula perdida”
Daqui a pouco começa a coleta. Apartir das 09:00 da manhã de hoje e vai até às 16:30 na sede da Phillip Morris na rua Fernando Abbot, 920. Para participar é preciso comparecer ao local com carteira de identidade, ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde.



Importantíssimo ser doador de medula.
Sou leigo mas procurei me informar mais sobre doação de medula óssea e sei que uma pessoa com leucemia sofre com os desconfortos e dores intensas.
Que cada vez mais pessoas se empenhem e se prestem a esse gesto de generosidade! Abaixo eu preparei um material sobre medula óssea e doação. Desejo poder com isso tirar muitas de suas dúvidas. E essa vai ser a minha única postagem do dia para que você se concentre nisso. Até daqui a pouco na melhor fila em que já estivemos em nossas vidas... na fila da VIDA.



Veja as respostas das perguntas mais freqüêntes com relação a doação de medula óssea



O QUE É MEDULA ÓSSEA?
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.



QUEM NECESSITA DESSA DOAÇÃO?
O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.
Doenças Onco- hematológicas
Leucemias Agudas e Crônicas
Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin
Mieloma Múltiplo
Síndrome Mielodisplásica(SMD)
Doenças Hematológicas
Aplasia Medular ou Anemia Aplástica Severa
Anemia de Fanconi
Hemoglobinapatias: Anemia Falciforme e Talassemia
Hemoglobinúria Paroxística Noturna
Imundeficiências
Congênitas ou primárias e secundárias.
A indicação do transplante depende, em geral, da doença e da fase da doença em que os pacientes se encontram. Para muitos casos, não há como controlar a doença somente com a quimioterapia e radioterapia convencional e a realização do transplante poder ser o melhor recurso terapêutico para alcançar a cura.



QUEM PODE DOAR?
Pessoas com saúde em bom estado, entre 18 e 55 anos. É bom lembrar que:
Diabéticos podem doar;
Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;
Pessoas que tem pressão alta podem doar;
Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite 'a' que a pessoa tenha tido anteriormente;
Não há peso mínimo;
Pessoas que tem tatuagem pode doar.



COMO É A COMPATIBILIDADE DE DOADORES?
Paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. A maior parte dos pacientes não encontra um doador compatível na família. Assim sendo, procura-se um doador compatível inscrito no registro nacional de doadores. Daí a importância de todos serem doadores de medula.



POR QUE SE REGISTRAR?
O REDOME - Registro de Doadores de Medula Óssea ( http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=677 )é um banco de dados onde fica os dados e HLA dos doadores. É necessário um grande número de doadores registrados para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compátivel. Para o paciente, você pode representar a única possibilidade de cura.



QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS COM O DOADOR COMPATÍVEL?
Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado para certificar seu bom estado de saúde.



QUAL A FORMA DE DOAÇÃO?
Quando o doador consultar o médico, este vai informar sobre qual a melhor forma de coleta célular para paciente que receberá a medula, de acordo com sua doença e da fase em que se encontra. O doador decide juntamente com médico sobre a melhor forma de doação.



COMO A MEDULA É REMOVIDA?
Existem duas formas de doar medula:
Punção direta da medula óssea - É realizada com agulha, na região da nádega, de onde retirase uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. O procedimento dura 40 minutos e é feito com anestesia. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para casa no dia seguinte. Após esse processo, o doador tem a sensação de que recebeu uma injeção oleosa, porém, não ficam cicatrizes, apenas míminas marcas de alguns furos de agulha.



Punção da veia - A coleta pela veia é realizada pela máquina de aferece. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se o número adequado de célular. O efeito colateral do medicamento é que ele provoca dores no corpo, como as de uma gripe. OS RISCOS PARA O DOADOR SÃO MÍNIMOS.



COMO OS PACIENTES RECEBEM A MEDULA?
Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas a medula transplantada já estará produzindo células novas.



POSSO DOAR MAIS DE UMA VEZ?
Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com o doador, no entanto se for necessário , pode haver mais de uma Doação. A medula se regenera rapidamente, como acontece na doação de sangue.



PARA SER DOADOR DE MEDULA PRECISA TER O MESMO TIPO SANGUINEO?
Não! O que vai determinar se você pode ser ou não o doador é o teste de HLA e não o tipo sanguíneo.



CADASTRO
Você precisa ter entre 18 a 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.
Colher um exame de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade (HLA).
Fornecer sua identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de (HLA).
Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se houver compatibilidade, outros teste sanguíneos serão necessários.
Se a compatibiliadade for confirmada, você será convocado para decidir a doação.
Você será avaliado pelo um medico e receberá mais nformações.

QUEM NÃO PODE DOAR
Você so não pode ser doador se tiver alguma desta doenças. Não podem doar que já teve: HEPATITE B , C , HIV , SIFILIS , CHAGAS, LEUCEMIA OU ALGUM TIPO DE CÂNCER NO SANGUE.



FORMAS DE TRANSPLANTE
Há quatros formas de transplante:



Alogênico: as células progenitoras provém de um doador previamente selecionado por testes de compatibilidade, principalmente o HLA (antígeno de hispocompatibilidade leucocitária) normalmente identificado entre os familiares ou em bancos de medula óssea. Os bancos de medula óssea podem ter cadastrados doadores adultos ou bancos de cordão umbilical.



Autólogo: as células progenitoras provém do próprio paciente.



Singênico: as células progenitoras provém de gêmeos idênticos (univitelinos).



Haploidêntico: a técnica consiste em manipular as células de um doador parcialmente compatível, de modo a fazer com que sejam toleradas pelo organismo do receptor.



VOCÊ SABIA?
Tudo seria muito simples e fácil se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM CEM MIL. Em razão disso existe o REDOME, um banco de doadores de medula óssea. Quando um paciente necessita de transplante, esse banco é consultado e se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Saiba mais em: http://www.gaz.com.br/noticia/98072-todos_juntos_por_mariana_cuervo_eidt.html